sexta-feira, 24 de abril de 2009

“Susan Boyle é feia? Ou somos nós?”


Hoje cedo estava eu olhando o programa jornalistico "Bom Dia Brasil" e como estava no intervalo comercial troquei de canal para a Band e estava dando aquele telejornal chatíssimo daquele cara só que só mostra desgraça e fica chingando Deus e o mundo por tudo o que acontece (não que eu ache errado temos que reclamar, mas aquele cara é muito chato), pra piorar a situação ele estava falando sobre reclamação pelo veto das passagens aéreas por parte dos deputados brasileiros, como odeio política, principalmente a brasileira porque sei que 80% dos nossos são "farinha do mesmo saco" resolvi retornar pra Globo pra ver se o intervalo havia terminado buscando algo mais interessante e empolgante pra mim.
Pois bem, me deparei com a história de uma escocesa Susan Boyle, peguei pela metade do documentário mas no fim captei a situação. Ela é uma mulher de 47 anos (se não me engano), sem nenhuma característica física que se possa dizer "bonita". No documentário diz que ela é sozinha, e nunca foi beijada, acreditem (a típica história do "patinho feio" segundo o programa).
Mas o que me impressionou foi a coragem dela em arriscar participar de um programa de talentos que me pareceu ser bastante popular por lá (inclusive acho que foi nesse programa que há poucos dias vi os caras dançando peladões com pratos, no vídeo que a Bia mandou pra ver hehehehe), perceberam o quanto ela se expos ali?
As imagens mostraram que ao chegar no palco os olhares foram negativos, de deboche, repulsa, mas a reação de todos mudou quando ela soltou a voz...
MEU DEUS! Decididamente era ali que estava alojada toda a beleza da Susan.
Terminou o documentário com todos de pé aplaudindo e com a frase (não lembro de quem) dizendo: “Susan Boyle é feia? Ou somos nós?”
Gente fiquei refletindo, de o porquê sermos tão estigmatizadores. Porque que nós temos que nos dividir entre conceitos de bonito e feio, inteligente ou burro (se você é gorda é feia, se é magra é bonita, e essa é a lei que esta na mente da maioria)?
Por favor não podemos nos marcar (não achei uma palavra melhor pra usar) a esse ponto? Cada um tem algo de bom e ruim, algo bonito e feio. Podemos nós também nos transformar em tal.
Bom, minha intenção não é conseguir adeptos, minha intenção é apenas encomodar mesmo, instigar a quem passa por aqui refletir sobre essa questão.
Quem de nós nunca pré conceituou alguém?
Eu faço isso sempre, e tive vergonha quando vi aquele documentário!
É importante repensar, desbanalizar essa idéia que é tão acomodada em nossa mente mas que já devia ter sido ultrapassada.
Somos muito mais que um rosto ou um corpo bonito ou feio, somos o conjunto da obra! :)

2 comentários:

  1. mto lindo o post
    e quando vi o video dela na tv tbm pensei a mesma coisa, a vida eh cheia de padroes, e por mais que a gente tente quebra-los, parece que o mundo nos expoe a isso...
    mas falando de coisas boas... parece que ela vai ganha um filme \o/ pra beijar alguem, e tbm uma repaginada! *.*

    ResponderExcluir
  2. Já te tinha dito que tinha curtido imenso o teu texto...
    Tudo tem a sua beleza, inclusivé a mulher... Ela não tem traços feios, mas nota que não se cuida. Nunca beijou ninguém, segundo o que dizem... Não significa no entanto que seja por ser feia ou isto ou aquilo! Alguma coisa é, claro. Mas deve ser ao nível do psicológico... Nós avaliamos esta senhora através do que ela disse e da postura dela... No entanto só podemos julgar conhecendo-a, vendo-a em interacção com o mundo! Já vi mulheres mesmo feias que casam e têm filhos por isso não é por aí...
    Seja como for, tenho que ser sincera ao dizer que ela não está dentro dos padrões de beleza que a nossa sociedade, doente e psicótica, determina como aceitáveis, isso é um facto. Seja como for esta senhora pôs tudo isso em causa ao subir para um palco e expor-se dessa forma...
    Ela não é feia... Nem nós somos feios... Estamos apenas doentes... Como ela própria também deve estar.

    ResponderExcluir