sábado, 4 de julho de 2009

Não pensei que fosse agora...


Ah eu andava um pouco afastada daqui, é que além de muito atarefada na faculdade com apresentação do projeto de pesquisa para meu TCC, apresentação interdisciplinar do portfólio, fichamento entre outras coisas eu acabei sem motivação pra escrever. Sei lá, afinal as únicas pessoas que têm passado por aqui são a Paty e a Bia, mas também nem eu tenho passado nos outros blogs, enfim, estive e ainda estou em uma fase retraída.
Mas, infelizmente ontem ocorreu um fato que me deixou muito triste e chateada.
Não vem ao caso comentar aqui o que ocorreu, mas cabe ressaltar o que estou sentindo no momento, afinal meu blog serve pra isso.
As palavras para mim sempre foram aliadas, minha capacidade de expressão através delas, principalmente em relação aos meus sentimentos, sempre foi notável e não comento esse fator ligado a mim como auto-suficiência, mas como forma de mostrar que com elas me sinto bem e mais compreendida.
Entretanto, ontem elas acabaram comigo, tudo o que as palavras poderiam de bom ou ruim expressar foram por água abaixo. Nada do que elas pudessem alcançar teriam força o suficiente para superar o que senti naquele momento e o que ainda sinto agora. E pela primeira vez, de fato, eu desisti de usá-las.
Percebi o momento de calar, e o fiz.
Mas como no blog isso não acontece, porque ao menos aqui estou desabafando, e então faço questionamentos a mim própria, sobre a força que as palavras têm em todos os seus âmbitos, seja a palavra escrita, seja na oralidade, seja nos pensamentos, seja nos sentimentos, seja da boca dos outros, seja da nossa, sejam pensamentos formados, idéias pré-conceituadas, sejam pensamentos que foram refletidos, intencionadas ou não, tudo o que está ligado à comunicação expressiva.
Que força eles têm? Até que ponto somos afetados por elas? Até que ponto magoa?
Pois bem, percebi que magoa quando vêm de quem amamos, quando vem com a sensação de decepção. Muitas vezes as palavras vêm para magoar e, como já foi dito antes, elas podem doer mais que uma pedra jogada. Em outros momentos nos magoam sem intencionalidade para tal.
Intencionadas ou não, com palavras duras ou não, elas têm poder. Têm o poder de mudar o mundo, de mover multidões, de calar o mais auto-suficiente, de mudar conceitos, de também confirmá-los, elas podem destruir vidas, mas podem também salvá-las. Podem construir castelos com bons argumentos, mas têm o poder de destruí-los em poucos minutos.
Enfim, as palavras, que sempre foram minhas aliadas, acabaram por me abandonar.
E hoje posso dizer que estou sem elas para expressar o que sinto. Vieram até mim com a notícia e me disseram: Agora é contigo, assimila e escolhe o caminho.
Resolvi escolher caminho algum. Acho que no fundo preciso das palavras certas na hora certa de alguém correto.
Preciso apenas entender o porquê delas hoje parecerem não ter tido sentido há um tempo. Porque agora elas parecem não ter força para a pessoa certa.

2 comentários:

  1. Oii floor, seempre passo aki sim \o/!
    aaaah, floor, eu acho que voce escreve tao beem :O
    as palavras sao seeempre assim, uma faca de duas laminas!

    ResponderExcluir
  2. Amiga...
    Tem muitas palavras que doem e magoam muito mais que uma pedra atirada, como tu disse no texto!!!!
    Muitas vezes a gente nao ta preparada pra escuta-las e elas vem de golpe a ficamos sem saber o que fazer ou ate mesmo o que falar!!!
    Enfim amiga, conta sempre comigo pro que der e vier!!!
    te adoro

    ResponderExcluir